Fórum em estado crÃtico mas TJ prioriza cobertura para carros de juÃzes
O elevador do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus, costumeiramente deixa pessoas presas de tão antigo e defasado que é. Já virou até piada entre usuários e servidores. Em todo o prédio há um único banheiro disponível para o usuário. As salas são desconfortáveis e insalubres. O portão de entrada, sem manutenção. Antigo, o prédio revela desgaste completo em suas instalações e a necessidade imediata de uma ampla reforma. Pois bem: de acordo com denúncia do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, o Tribunal de Justiça optou por uma outra obra no local. Um serviço que não beneficia ao cidadão comum e só traz conforto aos magistrados locais.
Por R$63.237,95, o contrato nº 33.15-S publicado em em 5 de dezembro do ano passado, autoriza a construção de uma cobertura no estacionamento dos/as juízes/as para evitar sol e chuva diretamente em seus veículos particulares, enquanto estiverem à serviço no local. ‘Até quando a inversão de valores será praticada pelos que deveriam garantir o bom funcionamento da justiça, para as condições de trabalho, o bom atendimento e a segurança?”, questiona o sindicato, em sua página oficial na internet. A entidade destaca ainda que por muito tempo os delegados sindicais e a diretoria do SINPOJUD reclamam das más condições do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. Mas as obras que realmente podem trazer mais conforto ao usuário nunca foram autorizadas.
Absurdo - Delegado do Sinpojud e membro do Conselho dos representantes de delegados judiciários do Estado da Bahia, o vereador de Ilhéus, Makrisi Angeli, definiu a invers]ao de prioridade como "um desrespeito" do TJBa. Disse que a situação real do fórum é lamentável. “4 horas da manhã já tem fila para conseguir pegar uma ficha, um único banheiro precário para uso da população, a infraestrutura cai durante o expediente e a insalubridade e falta de condição de trabalho são as marcadas dos setores de atendimento". Trata-se, na sua opinião, de um “descontrole de gasto público, considerando que já existe um diálogo aberto com o tribunal para a construção de um novo fórum na cidade.
Já o presidente da OAB local, advogado Marcus Flávio Rehem da Silva, declarou-se "a favor de melhores condições de trabalho para os serventuários da justiça, da realização de concursos para servidores e juízes e contra atos que não trazem benefícios para os jurisdicionados", quando procurado hoje pelo JBO. Marcus Flávio informou ainda que esteve recentemente com o corregedor do TJ, Osvaldo de Almeida Bomfim, e foi informado por ele que Ilhéus terá um fórum. Só não definiu quando. "Fomos no local onde funcionava o Parque de Operações, ao lado do prédio do TRE, na avenida Esperança, e, provavelmente, será lá construída a nova unidade.
O Jornal Bahia Online enviou, por email, o questionamento para a assessoria de Imprensa do TJBa e nele informa que aguardaria até as 3 da tarde de hoje pelo retorno. Aguardou até as 18 horas. Não houve resposta, por enquanto.